quarta-feira, 23 de setembro de 2015

Proteções Móveis - Ativas

Quando se pensa em proteção móvel um nome vem a cabeça, o friend. Inventados pela renomada marca inglesa Wild Country durante a década de 70, essas peças revolucionaram a forma de se escalar e fazem parte da vida de um bom escalador nos dias de hoje.

Os friends entram na categoria de SLCD´s (Spring Load Camming Device), que traduzindo para o português seria dispositivo de castanhas retráteis.

Muitos fazem confusão com nomes e modelos, o objetivo desse post é sanar essas dúvidas. 

SLCD´s:

    Helium - Wild Country
  •  Um eixo


Mundialmente conhecidos, os primeiros tinham haste rigída, com o passar dos anos e a evolução do material hoje a grande maioria é de haste flexível. Exemplos: Master Cam (Metolius) e Helium Cam (Wild Country) 

Master Cam - Metolius

  • Dois eixos
Camalot C4 - Black Diamond

O Camalot, patente da marca Black Diamond por muitos anos, tornou o bom ainda melhor, com 2 eixos seu alcance e variedade de colocações é ainda maior do que os friends comuns. Há alguns anos a patente venceu e outras marcas estão desenvolvendo SLCD´s de eixo duplo. Exemplos: Camalot C4 (Black Diamond) e Dragon Cam (DMM).

    Dragon Cam - DMM
    TCU - Metolius
  • TCU

Abreveatura de (Three Cam Unit) três unidades de castanhas, os friends e camalots normalmente usam 4 castanhas, o TCU usa 3, reduzindo o espaço e garantindo colocações em lugares mais rasos. Exemplos: TCU (Metolius) e Camalot C3 (Black Diamond).

Camalot C3 - Black Diamond

  • Micro Friend
Camalot C3 - Black Diamond

Quando as fendas são muito pequenas ou estreitas usamos os chamados Micro Friends, tem as mesmas funções dos SLCD´s porém em proporções menores, alguns não suportam a carga de uma queda, são apenas para progredir em artificial. Exemplos: Alien Cam (Fixe) e Camalot C3 (Black Diamond).

Alien Cam - Fixe















Ball Nut
Outros:

  • Ball Nut
Em fenda extremamente finas, onde não entram nem os pequenos micros, ainda existe a opção de se proteger com um Ball Nut, com uma ''bolinha'' de cobre que desliza em uma superfície metálica quando acionada, essa peça tem como objetivo aumentar seu tamanho e segurar o peso do escalador. Exemplos: Ball Nut (Trago e Camp).





    Big Bro - Trango
  • Big Bro

Pouco utilizados, são as peças que possuem o maior tamanho, ultrapassando o grande Camalot #6. São dejaseitados de instalar, mas para fendas de meio corpo e até chaminés se tornam as vezes a única opção de proteção.






    Tricam - Camp
  • Tricam
Conhecidos por muitos como os corgingas, isso porque se encaixam onde os outros não entram. Os Tricam´s são peças ótimas para artificial e até para escalada em livre, tem apenas um problema, normalmente para inserir uma peça dessa precisa-se das duas mãos, dificultando a instalção em algumas rotas em livre. Eles conseguer unir a proteção passiva com ativa.









Novidades: 

Seguindo a tendencia do eixo duplo e peças cada vez mais leves as marcas inovam e trazem para 2016 alguns lançamentos:

Black Diamond - Depois do lançamento dos Camalots X4 e X4 Offset a marca traz a evolução do Camalot, o Ultralight C4. Seguindo o mesmo padrão de tamanho, mas 25% mais leve, essas peças não tem o tradicional cabo de aço, substituídos agora por fibra de Dyneema. 

Ultralight C4


DMM - A nova versão dos Dragons vem com sistema de de castanhas que garante mais ''grip''. Com fitas de Dyneema que podem ser alongadas, essas peças podem te fazer economizar costuras expressas em seu rack.

Dragon Cam


Wild Country - Depois de insistir por anos em seus friends de um eixo, a marca inglesa sucumbiu aos dois eixos e lança em 2016 seu novo Friend. 


New Friend

Totem Cam -  Essa marca na verdade não é novidade, já está no mercado internacional há alguns anos e vem se profissionalizando cada vez mais, o produto principal, o Totem tem um diferencial fortíssimo para os escaladores de Big Wall. É possível escolher entre colocar seu peso nas quatro castanhas ou apenas em duas! Quem já se pendurou nos estribos sabe do que estou falando, muitas vezes a fenda não é tão funda e você coloca a peça mas ela fica com apenas duas castanhas boas... Com esse SLCD é possível direcionar seu peso apenas nas duas castanhas que ficaram bem instaladas... Genial!
A marca desenvolve ainda uma ótima opção para micro friends, os Basics, que lembram muito os antigos Aliens.
Totem Cam


Fixe - A marca que herdou a patente dos famosos Aliens lança sua nova versão, os Alien Lite.
Mais leve que a versão antiga e agora com slings que pode ser alongados.
Alien Lite


Espero que tenham gostado do texto.
Abraços e Boas Escaladas!

quarta-feira, 4 de março de 2015

JGariglio Chapeletas

O ano de 2015 não poderia ter começado melhor, no dia 15/01/2015 cheguei ao cume do Monte Aconcágua (6.962 m) em uma expedição que guiei juntamente de Carlos Santalena e Eduardo Sartor pela Grade 6! (Preciso escrever sobre a expedição, rs)

Ao retornar feliz da Argentina, logo no Carnaval fugi da folia e fui ao meu destino favorito: Andradas/MG. No sábado iniciei uma conquista com o Jacaré, vulgo Pedro Zeneti, conseguimos conquistar 110 metros de uma nova linha na Pedra do Elefante (assim que terminar a conquista vai ter post também), não conseguimos terminar por conta da chuva, que literalmente levou nossos planos por água a baixo. Pretendo voltar esse final de semana para terminarmos.

E as notícias não param por aí! Acabo de finalizar um apoio com a JGariglio Chapeletas, as paredes agora vão contar com bolt´s da Âncora somado a chapeleta JGariglio, combinação mais que perfeita!



Recentemente assisti um vídeo de um Europeu que vive no Japão, ele vem se dedicando bastante na conquista de novas vias, o nome do vídeo é: ''Why bolting?''
No vídeo ele comenta sobre o ''trabalho'' de conquistar. Uma via de escalada somente existe por essas pessoas que dedicam: tempo, dinheiro e trabalho de suas vidas. Não faço essa afirmação supondo ser extremamente experiente e dono da verdade, até brinco que sou faixa branca se tratando de conquista e estou sempre aprendendo. Devo ter no máximo uma dúzia de vias conquistadas, mas gostei da sensação de passar onde ninguém passou, rs.
Eu sempre me perguntei, o que posso fazer pelo esporte? Limpar trilhas, preservar, não destruir, incentivar... Essas palavras sempre estiveram em minha mente como obrigação, descobri na conquista um meio de deixar para as pessoas o que elas mais desejam: caminhos.

Agradeço demais ao apoio da JGariglio, muitas pessoas me perguntam: Mas quem coloca as proteções nas vias? Quem paga por tudo isso? Quanto custa cada proteção? Não existe algum programa de incentivo financeiro?

Infelizmente conquistar uma via não é algo barato, principalmente se for uma via tradicional (múltiplas cordadas), quem paga essa conta são os conquistadores, cada proteção sai em média R$ 5,00 por conjunto (bolt + chapa), agora imagine uma via que você vai usar 20 conjuntos + as paradas...

Com esse novo apoio tenho certeza que as conquistas irão disparar, novos points serão descobertos, mais vias serão abertas.
Os produtos são de extrema qualidade, com chapeletas Simples e com Argola. Produto Nacional que não deixa nada a desejar para marcas internacionais. Quer conhecer mais? Acesse a Fanpage no Facebook e compre as suas!
https://www.facebook.com/JGariglioEquipamentos?fref=ts








Abraços e Boas Escaladas