quarta-feira, 27 de novembro de 2013

Conquista da Via Tico Marrento - Pedra do Pântano - Andradas - MG

Na sexta feira (01/11/13) saí do trabalho e fui direto para o Abrigo do Pântano (www.abrigopantano.com) chegando por volta das 21:45. Lá encontrei-me com o Pedro Zeneti, vulgo Jacaré, conversamos um pouco e logo fomos arrumar as tralhas para a conquista que estava por vir no dia seguinte. Levamos 2 jogos de camalots, 1 jogo de stopper, 15 costuras, fitas, mosquetões, equipamento individual, 2 cordas, material de conquista, etc... subimos bem pesados, mas valeu a pena. A ideia era entrar em uma linha que o Jaca havia visualizado há algum tempo atrás, começava em um fenda e depois não conseguimos ver o que ainda estava por vir. Acordamos as 6h e logo subimos para a base, depois de alguns minutos de caminhada conseguimos ver a fenda e chegar a uma conclusão, deveríamos ter trazido o camalot 6 que tinha ficado no abrigo (ainda pegamos a peça na mão e resolvemos não trazer). Após uma breve conversa combinamos que o Jaca conquistaria os primeiros lances e depois eu assumiria a ponta da corda.


Lucas Sato começando a conquista dos últimos 15 metros

Optamos por começar a fenda em artificial, e lá foi o Jacaré, munido de estribos começar a batalha que ainda estava por vir. Depois de 3 passadas em um possível A2 (rocha quebradiça e molhada) ele chegou no provável crux da via, com o camalot 6 daria para proteger e até ‘’artificializar’’ o lance, depois de algumas tentativas em artificial em vão Jacaré resolveu sair em livre, e assim o fez muito bem!

Depois disso chega-se há um bom platô onde se consegue proteger com camalot´s .3 e .4, logo depois existem duas opções: Uma seguindo pela face com uma mistura de técnica de tesoura com agarras e outra seguindo pela canaleta (com mato e pequenas árvores), nesse lance não pode cair pois possivelmente chegará no chão. Escalando um pouco mais chega-se a um platô bom com excelente colocação do camalot 3, nesse ponto o Jaca montou uma parada móvel equalizando o camalot 3 e mais um camalot 2, que por acaso estava na fenda junto com 2 filhotes de pássaro ainda bem pequenos, só depois da parada montada conseguimos ouvir os gritos dos pequenos pássaros, felizmente nenhum deles se machucou, evite esse buraco então.
Parada móvel e Lucas na chaminé
Era minha vez de tentar, escalei os primeiros lances em livre, mas para agilizar passei o crux em artificial também, logo cheguei ao local onde o Jaca fazia minha segurança. Rebocamos minha mochila com água e o equipamento de conquista, assim que cheguei olhei para cima e pude visualizar uma enorme fenda, rapidamente peguei a ponta de corda e o resto dos equipos e toquei a segunda parte da conquista. Saindo da parada existe um lance fácil e depois de passar uma leve barriga é possível proteger com camalot 4 ou 5, depois desse lance você realmente entra de fenda e sobe em uma mistura linda de chaminé de meio corpo + off width, os lances não são difíceis, mas dão trabalho. Parei uma duas vezes lamentando não ter trazido o camalot 6, pela que podia ver de baixo não conseguiria mais proteger, e uma queda ali estava fora de cogitação. Continuei a conquista subindo com muito cuidado, fui tirando o que conseguia de mato e pedras soltas, nunca se sabe se alguma agarra pode quebrar.... Depois de 2 lances consegui uma colocação para o camalot 5 muito boa, ufffaaa, continuei tocando e imaginei que não conseguiria mais nenhuma proteção, eis que me surge uma colocação perfeita para camalot 3 bem no fundo da chaminé, ótimo!
Protegi e continuei conquistando, depois de alguns metros saí da chaminé e escalei um pequeno trecho com muito mato e terra, chegando a um belo platô! Perfeito, era ali que seria a P1, reboquei o material de conquista e logo fiz o primeiro furo com a ajuda da potente furadeira do Jacaré, bati o segundo bolt e pronto! Até ali a via não possuia nenhuma proteção fixa, apenas a parada. Olhei para cima para ver se conseguia visualizar uma possível continuação da via, mas me deparei com muito mato e ‘’arranha – gato’’, esse tipo de vegetação adora roupas sintéticas, cordas e tudo mais onde possam grudar! Montei a parada e dei seg para o Jacaré que logo chegou a parada e comemoramos a conquista! Uma linda linha e o melhor, toda em móvel, no melhor estilo de conquista. Faltava agora batizar a linda conquista, Jacaré disse que eu podia batizar, não pensei duas vezes, prestei minha mais sincera homenagem à pessoa que me introduziu no mundo da escalada e primeiro parceiro de Escalada! Seu nome era Ântonio Carlos Sabino, mais conhecido por TICO, esse grande amigo acabou falecendo há 2 anos atrás vítima de um trágico acidente de trabalho, então estava decidido, o nome seria ‘’Tico Marrento”, mas porque Marrento? Quem conheceu essa pessoa tinha essa primeira impressão, que o Tico era um cara emburrado, bravo e etc. Mas depois de algum tempo de convivência todos percebiam sua alegria e bom humor.
Após beber água e comemorações pensamos qual seria o tamanho da conquista até agora, após a minha descida a via ficou com aproximadamente 30 metros.
P1 da Tico Marrento

Rapelamos tentando limpar o máximo que conseguimos, tiramos muitas pedras soltas, mato e terra, muitaaa terra! Sem as devidas ferramentas deixamos a parede encordada para voltar no outro dia com a dura missão de limpar a via.
Acordamos no outro dia e logo chegamos à base da nova via, um bom jumareio de manhã cedo e logo estávamos na parada, iniciamos nossa descida com as devidas ferramentas: vassoura, pé de cabra e facão! Após um longo período pendurados ‘’demos um belo trato’’ na via, que agora estava um pouco mais limpa. De volta á base bebemos água e comemos algo, logo a cansaço reinou, relaxamos um pouco na sombra e fomos isolar a parte do artifical em livre. Jacaré entrou no lance e depois de muita ralação conseguir chegar até o platô, era minha vez, pensei poxa se o Jacaré passou mal para isolar o lance imagina eu! E lá fui eu, entrar na fenda é difícil, mas depois você ganha um pouco de altura e entala a mão e consegue subir bem o pé, de volta para chaminé mais um pé alto e segura em um bloco entalado, depois disso você estará no platô, ufffaaa passamos sem cair! O lance ficou simplesmente espetacular!
De volta ao chão conversamos sobre o grau, a saída deve ficar em algo entre 6º e 6º sup, mais um lance de quarto de grau até o início na chaminé que deve ser cotada em 5º grau!
Agora aguardamos a primeira repetição para confirmar o grau da via!
Para mim foi incrível conquistar essa via com um grande escalador, mais conquistas virão.
Boas escaladas!
Lucas Sato
Jacaré e Lucas no final da conquista


Segue vídeo da conquista abaixo.



Nenhum comentário:

Postar um comentário